Notícias



O NOVO MARCO LEGAL DO SANEAMENTO BÁSICO

Foi objeto de veiculação neste canal texto sobre os aspectos pontuais da Lei nº. 14.026 de 2020, que introduziu o novo Marco de Saneamento Básico. A sua relevância e importância, contudo, merece a análise de outros pontos fundamentais, que buscam garantir melhor qualidade de vida e, por conseguinte, o atendimento do vetor da dignidade da pessoa humana.

O acesso à água potável e ao saneamento básico constitui o objetivo de desenvolvimento sustentável nº 6 da Agenda 2030, plano de ação organizado pelas Nações Unidas, que externa o compromisso com a adoção de medidas que se destinem a garantir a universalização até 2030.

Além de fundamental para a dignidade humana, o acesso universal ao saneamento configura premissa básica de saúde pública e agrega benefícios ao meio ambiente. Nesse diapasão, a Carta Encíclica Laudato Sì reconheceu esse direito como “fundamental e universal, porque determina a sobrevivência das pessoas e, portanto, é condição para o exercício dos outros direitos humanos”4.

É nesse contexto que se insere o Novo Marco Legal do Saneamento Básico (a recentíssima Lei nº. 14.026/2020), pois ele busca viabilizar a universalização dos serviços até 31 de dezembro de 2033.

O Governo Federal tem avançado nos esforços para regulamentação do novo Marco de Saneamento Básico, tendo em vista a ambiciosa meta de universalização em até 13 anos, sem prejuízo de outros princípios igualmente assegurados pelo novo Marco, tais como a modicidade tarifária.

O primeiro passo foi dado ao criar o Comitê Interministerial de Saneamento Básico (CISB) a partir do Decreto nº. 10.430/2020. O referido Comitê é o responsável por assegurar a implementação da política pública federal de saneamento básico, sendo competente para coordenar o Plano Nacional de Saneamento Básico, elaborar estudos técnicos que subsidiem as decisões quanto a alocação de recursos federais e promover a observância das normas de referência editadas pela Agencia Nacional de Águas (ANA).

O CISB se reunirá duas vezes ao ano em caráter ordinário – sem prejuízo de convocações extraordinárias – e poderá contar com o apoio de grupos técnicos, especialistas e de representantes de entidades públicas e privadas. As deliberações do CISB serão vinculantes para entes federais, inclusive o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Adicionalmente, o Ministério de Desenvolvimento Regional determinou a abertura de consulta pública acerca do Decreto que estabelecerá a metodologia para comprovação da capacidade econômico-financeira dos prestadores, conforme previsto no artigo 10-B da Lei nº. 11.445/2007. O Decreto deverá ser editado até meados de outubro (artigo 10-B, parágrafo único). A norma terá grande influência tanto para manutenção como para a assinatura de novos contratos que tenham por objeto a prestação de serviços de saneamento básico. Fez bem o Governo Federal ao colocar em consulta pública tema de extrema relevância para assegurar a escolha de prestadores eficientes. A construção da norma a partir de amplo diálogo entre os diversos atores setoriais será de suma importância para que eventuais transições entre prestadores sejam fruto de processos maduros e pautados por critérios objetivos.

Vale observar que a pendência das regulamentações pela ANA, no exercício de sua competência regulatória, não impediu a estruturação de importantes

projetos, tais como a concessão plena da Região Metropolitana de Alagoas (CASAL), cuja licitação está em andamento, e as PPPs de esgotamento sanitário de Cariacica (ES), SANESUL (MS) e Compesa (PE). O BNDES tem trabalhado intensamente em outros projetos que poderão ser leiloados a partir de 2021, a exemplo da concessão por blocos de municípios no estado do Rio de Janeiro (Projeto CEDAE) e de concessões nos estados do Acre e Amapá (em fase de estruturação).


Maria de Lourdes Flecha de Lima Xavier Cançado
Bruno Barros de Oliveira Gondim
Hyana Paiva Pimentel

_________________
4 Disponível em: http://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html, com acesso em 13.10.20.

Fique por
Dentro

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum lectus tellus, convallis eu quam id, egestas fermentum libero. Ut ut diam sed dolor eleifend condimentum id nec orci. Nam ac leo nec odio rutrum ullamcorper. Ut varius ac mauris ut rutrum. Aliquam congue lectus in sapien ultrices, quis molestie est semper. Phasellus eget ex vel […]

Fique
por
dentro

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum lectus tellus, convallis eu quam id, egestas fermentum libero. Ut ut diam sed dolor eleifend condimentum id nec orci. Nam ac leo nec odio rutrum ullamcorper. Ut varius ac mauris ut rutrum. Aliquam congue lectus in sapien ultrices, quis molestie est semper. Phasellus eget ex vel […]

JASA Advocacia | 2024 | Todos os direitos reservados

Política de privacidade

Desenvolvido por chiquettocomunica.com.br e pregodesign.com.br